domingo, 14 de novembro de 2010

O estágio...

Há algum tempo atrás, mais precisamente 30 anos iniciei uma caminhada enquanto educadora. Neste período já realizei diversos planejamentos, alguns muito vagos, sem objetivos e sem desenvolvimento; outros mais completos, onde objetivei algo e registrei fracassos e sucessos.
No Eixo 8, a proposta de estágio vinha desafiar meus “velhos” planejamentos e propor uma nova proposta: Projetos de Aprendizagem.
Como já mencionado neste espaço, em postagens anteriores, esta metodologia foi uma realidade na minha sala de aula, repensada e refletida mediante erros e acertos.
Hoje, meu Trabalho de Conclusão tem como base toda esta prática desenvolvida, confrontando duas práticas que já desenvolvi com e sem Projetos de Aprendizagem, desenvolvida a partir desta inquietação: “Por que uma prática baseada na arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem pode tornar a prática de sala de aula diferente?”
Trabalhar com projetos foi uma realidade minha durante muito tempo, mas em nenhuma proposta pude observar resultados tão significativos quanto aqueles que presenciei em minha sala de aula fazendo uso da metodologia de Projetos de Aprendizagem.
A minha prática foi diferente e os resultados também, por isso hoje estou tentando desenvolver meu TCC, procurando mostrar estas diferenças, trazendo a realidade desenvolvida e refletindo mais uma vez todas as práticas que já propus.
Posso afirmar que a principal diferença foi ter assumido a proposta de PAs não como algo a ser ensinado aos alunos, mas uma metodologia que foi experimentada por mim e por eles. Ao mesmo tempo em os alunos aprendiam eu também aprendi, e as inseguranças foram dando espaço para novas descobertas.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Dulce,

O mais interessante nessa experiência com os PAs é que, na verdade, eles não representam apenas a vivência de uma nova metodologia, mas a (re)construção de saberes acerca da educação, ensino, currículo, etc. Se antes se acreditava que ensinar era definir conteúdos a serem transmitidos aos alunos, com os PAs ensinar é construir conhecimento juntos, colaborativamente e não a partir de uma lista pré-determinada de assuntos, mas a partir da curiosidade e do interesse do aluno. Trabalhar com PAs exige mudança não apenas da prática, mas principalmente de concepções e tua reflexão evidencia isso.

Beijos, Rô Leffa.