domingo, 28 de novembro de 2010

Eixo 9...

Neste semestre surge mais um desafio que considero de grande importância na minha vida profissional: construir um TCC.
Foi preciso pensar no que queria concluir, e mostrar onde está o meu maior crescimento pessoal e profissional. Através deste trabalho de conclusão passei a refletir ainda mais sobre minha pratica pedagógica antes de entrar no Pead e a prática desenvolvida no estágio curricular, que teve como base a arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem.
Experimentar algo novo, ao mesmo tempo em que parece ser tão difícil, é um desafio que vale a pena, pois as observações que fiz acerca das aprendizagens e desenvolvimento dos meus alunos, se transformaram em uma inquietação, determinando o caminho do meu trabalho: Por que uma prática baseada na arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagem pode tornar a prática de sala de aula diferente?
Hoje percebo que a diferença esteve inteiramente ligada à forma como me propus a mudar, refletindo erros e acertos, observando as bases em que estava fundada minha prática de tantos anos. Percebo também a diferença na metodologia adotada por mim e pelos alunos, todos assumindo o papel de construtores de seu próprio conhecimento.
Acredito que os Projetos de Aprendizagem tratam, na verdade, de uma pedagogia que acredita que a aprendizagem é um processo e, acima de tudo, construção.
Meu TCC mostra meu crescimento pessoal desde o momento em me desafiei à mudança, até o momento em que comparei esta nova experiência a tantas outras que já havia vivenciado. O crescimento profissional está ligado principalmente ao ato de refletir sempre minha prática pedagógica e principalmente à coragem de mudar.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Dulce,

Que bom ver que o TCC não foi apenas um trabalho de conclusão, mas uma experiência que te deu a possibilidade de refletir sobre a tua prática, de modo a compreendê-la, modificá-la. Parabéns pela tua dedicação, pela tua coragem, pelo teu crescimento pessoal e profissional. Fico feliz de ter tido a oportunidade de acompanhar tua trajetória de estudos.

Beijos, Rô Leffa.