quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Projetos de Aprendizagem

Visitando o Eixo 5, mais uma vez a interdisciplina “Seminário Integrador” veio me trazer boas lembranças.
Quando fomos motivados a desenvolver um Projeto de Aprendizagem, este não se mostrava assim tão motivador, tudo era difícil. Quando desenvolvi meu estágio não foi diferente, tinha medo de me lançar ao novo, mas hoje percebo que valeu a pena estudar e me desfiar ao novo.
Surgiu para nós neste semestre algo muito interessante: a pesquisa.
Por meio dela vamos percebendo a importância da descoberta do que está a nossa volta e que muitas vezes não percebemos e nem conhecemos sua história.
Ir em busca da nossa curiosidade, descobrindo algo que realmente queremos e nos envolve, é o ponto de partida de uma pesquisa.
Descobrir como se fazia PA também foi assim, uma pesquisa, uma descoberta...
Hoje no meu TCC, mais específico no que estou escrevendo hoje, tento explicar esta prática diferenciada, baseada em arquiteturas pedagógicas, pois “as arquiteturas pressupõem aprendizes protagonistas” (CARVALHO, Marie Jane Soares [et al]).
Assim fui vivenciando ao longo do curso uma experiência onde me tornei uma estudante protagonista, capaz de refletir sobre a minha prática. Também fui capaz de permitir aos meus alunos experiências onde eles foram os construtores de suas aprendizagens, hoje relatado com ênfase no meu TCC.

Referência:
CARVALHO, Marie Jane Soares; NEVADO, Rosane Aragon de; MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para educação à distância.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Dulce,

O PA foi, sem dúvida, uma preparação para o TCC, pois ambos compreendem etapas semelhantes: pergunta central, definição de certezas e dúvidas, referencial teórico, levantamento de dados, análise.

Imagino que o contato com essa nova metodologia tenha realmente mexido muito contigo e com tuas convicções, pois ela esteve presente no curso, no teu estágio e agora na tua escrita aqui no blog e no TCC. Que "medos") foi (foram) mais difícil de superar na realização do PA (no estágio)? O que mais aprendeste com esse trabalho? Das convicções e crenças que tinhas em relação à educação o que mudou depois da vivência com a metodologia de PAs?

Seguimos dialogano!
Beijos, Rô Leffa.