quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aprendizagem

Falar de aprendizagem é relembrar, é trazer na lembrança fatos passados que são bases para muitas ações de minha vida. Trazer presente aprendizagens significativas que já tive, me faz lembrar do tempo em que estudava, de como aprendi a ler e escrever, a me comunicar com as pessoas, e ainda como me tornei professora.
Somos sujeitos de aprendizagem, e é no ato da experimentação que adquirimos conhecimentos importantes para o nosso viver. Desde que nascemos somos ensinados, entretanto nem todas as informações se tornam aprendizagens.
No meu dia-a-dia já ouvi muito, já presenciei muitos fatos, tentei dar e seguir muitos exemplos, e percebo que na experimentação estão os fatos que mais me lembro como aprendizagem.
“Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente renovada entre a continuidade e a novidade”. (Inhelder, Bovet e Sinclair, 1977, p.263).
Assim, logo percebo que a cada novo conhecimento surge também a oportunidade de buscar mais, de renovar e reconstruir aquilo que já sabemos.
Quanto mais se aprende mais oportunidade de buscas, logo os conceitos ditos prontos vão dando espaço para a novidade, para certezas que podem ser questionadas, aperfeiçoadas e até transformadas.
Acredito que a aprendizagem é assim, um processo de construção e reconstrução do conhecimento, por isso dizemos tanto que estamos sempre aprendendo.
Na escola também é assim que acontece, ao mesmo tempo em que ensinamos estamos aprendendo, e nossos alunos participam deste mesmo processo.
Tendo a experiência de estar junto a uma turma de pré-escolar, posso perceber nosso crescimento, tanto meu como de meus alunos.
Tenho oportunizado espaços de descobertas, partindo do que sabem e do querem conhecer, e tem dado certo. Como é bom acompanhar um processo de aprendizagem onde descobrimos juntos, podendo presenciar tanto desenvolvimento.Acredito que posso afirmar, que a partir do momento em que me propus a ensinar e aprender junto com meus alunos, desafiando-os a novas descobertas, este seja o momento em que mais vejo resultados de aprendizagens, e então seja o período profissional que mais tenho me realizado.

6 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Dulce,

Que bela reflexão! Deixa bem claro como concebes a aprendizagem ao longo da tua vida, em vários âmbitos. Seria interessante se tu trouxesse algum exemplo de como buscar promover isso na sala de aula. Podes ilustrar com algum exemplo de atividade que valoriza os saberes do sujeito e permite que ele teste as suas hipóteses através da experimentação?
Vamos continuar conversando, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Nadie Christina disse...

Oi querida,

Se a postagem original foi modificada eu perco o referencial do meu comentário. A idéia era que tu também complementasse através de um comentário na postagem e não através da edição da mesma. Como ainda não está claro, para mim, que tipo de experiências são promovidas aos teus alunos, talvez possas colocar um exemplo sob a forma de comentário? Procure trazer uma atividade específica onde tu percebeu que houve aprendizagem/descoberta/mudança de crenças/certezas, ok?
Grande beijo,
Profa. Nádie

Dulce disse...

Tendo a experiência de estar junto a uma turma de pré-escolar, posso perceber nosso crescimento, tanto meu como de meus alunos.
Tenho oportunizado espaços de descobertas, partindo do que sabem e do querem conhecer, e tem dado certo. Acredito que posso afirmar, que a partir do momento em que me propus a ensinar e aprender junto com meus alunos, desafiando-os a novas descobertas, este seja o momento em que mais vejo resultados de aprendizagens, e então seja o período profissional que mais tenho me realizado.
Um exemplo de atividade foi a construção do mosaico étnico-racial proposto ainda neste semestre. Construímos o mosaico juntos, e o diálogo partiu do que os alunos sabiam sobre diferentes culturas, como hábitos alimentares, danças e festas da comunidade.
Foi um momento de construção e reconstrução do conhecimento, onde discutimos fatos do dia-a-dia que muitas vezes são esquecidos até por mim, mas que fazem parte de uma cultura onde existem diferenças, mas que precisam ser respeitadas.
Acredito que as aprendizagens se constroem assim, quando nosso diálogo consegue alcançar a realidade e a vivência de cada um, trazendo para discussões na sala de aula esta realidade.

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Lendo a tua postagem me lembrei da aula sobre "Perguntas produtivas", do eixo V, e fiquei pensando o quanto aquelas reflexões verbalizadas por ti estão se materializando hoje, nas tuas atividades com os pequenos. É isso que estás manifestando nessa complementação? Entendi bem?
Beijos e até breve,
Profa. Nádie

Dulce disse...

Olá Nádie!
Demorei um pouco para lembrar da nossa aula, mas agora posso garantir que aquelas reflexões me serviram de apoio para muitas atividades que hoje realizo com meus alunos.
Tenho crescido muito durante esse período que estou no Pead.

Abraço!
Dulce

Nadie Christina disse...

Oi Dulce,

As vezes é bom resgatar situações que nos impactaram para compreender as escolhas do presente. Fico feliz que tenhas lembrado da aula e percebido o quanto as dúvidas daquele momento foram superadas.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie