terça-feira, 15 de setembro de 2009


Planejamento

Paulo Freire disse que "sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
Todo o indivíduo deve agir ativamente, construir e modificar o mundo sempre que necessário, e é por isso que o papel do professor desafiador seja fundamental para que seus alunos consigam viver de maneira curiosa e participativa numa sociedade.
É necessário criar atividades interessantes onde a criança possa construir e acreditar no seu potencial, sem interferir na sua criatividade e respeitando suas individualidades, instigando-a sempre mais, provocando momentos em que ela possa também participar de trabalhos coletivos na qual vai contribuindo com suas idéias e sugestões.
O planejamento escolar é uma oportunidade de desenvolver um trabalho significativo com os alunos, transformando a sala de aula em espaços de trocas e descobertas.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Dulce,

O planejamento envolve conhecimento da realidade, reflexão sobre ela e elaboração de ações/estratégias... Normalmente,o planejamento se encerra com sua execução, o que o faz perder seu caráter crítico e reflexivo, visto que se reduz a uma construção formal e à definição de uma série de ações a serem seguidas/desenvolvidas. Como procedes a avaliação do teu planejamento? Que etapas se sucedem à execução do teu plano de trabalho?

Até mais!
Beijos, Rô Leffa