Oralidade e Escrita
A língua oral e escrita é a base da comunicação de um grupo social e é por meio dela que o indivíduo expressa seus sentimentos, idéias, desejos e necessidades.
A língua, tanto na sua forma oral quanto escrita, se transforma constantemente. O progresso é responsável pela alteração de sentido, pelo desuso ou incorporação de novas palavras depois de utilizadas por um tempo, sendo ainda que cada indivíduo apresenta na fala e na escrita algumas variações culturais.
Estando diante de um padrão oral e escrito que tem uma variação culta e popular, apresentando diferenças culturais, as práticas pedagógicas precisam observar a oposição entre os padrões, mas sempre valorizando as diferenças culturais.
Sendo professora do pré-escolar recebo alunos com uma oralidade diversificada que hoje posso visualizar nas pequenas palavras que começam a escrever, por isso as práticas em sala de aula precisam mostrar os padrões de nossa língua, mas nunca apontar como “erro” qualquer variação que possa surgir.
A cultura precisa ser valorizada sempre na sala de aula, e quando se trata de oralidade e escrita não é diferente, necessitando de espaços de descobertas e valorização de cada um.
4 comentários:
Oi Dulce,
Como destacaste, a língua se modifica continuamente e compreende uma multiplicidade de variedades que precisam ser respeitadas como parte da cultura.
Partindo dessa reflexão, como valorizar essa variedade linguística se, ao mesmo tempo, estamos comprometidos com o ensino da norma culta da língua, em geral tão estranha para os alunos?
Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa
Trabalhando com o pré-escolar, percebo o início da alfabetização, e muitas palavras que começam a ser escritas tem total relação com a forma que as pronunciam, como cultura própria.
Procuro respeitar todas as formas escritas, mas dialogando e questionando sobre a escrita, muitas vezes repetindo a pronúncia certa e incentivando por meio de atividades diversificadas a grafia correta. Outra atividade interessante é mostrar diferentes textos como receitas, bilhetes, textos de jornais; de forma que percebam que a escrita se apresenta com diferentes funções.
Abraços!
Olá Rô!
Aparece como postagem da Letícia, mas é minha. O computador tem um vírus (Cavalo de Tróia), e o último usuário fica gravado.
Beijos!
Dulce
Oi Dulce,
Temos que partir daquilo que o aluno conhece, domina. Trata-se do ponto de partida... mas precisamos ajudá-los a avançar, a conhecer diferentes modos de empregar a língua, e usar atividades lúdicas, dialogar e apresentar textos variados é, sem dúvida, uma boa estratégia.
Beijos, Rô Leffa
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