quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Planejamento

Paulo Freire disse que "sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
Todo o indivíduo deve agir ativamente, construir e modificar o mundo sempre que necessário, e é por isso que o papel do professor desafiador seja fundamental para que seus alunos consigam viver de maneira curiosa e participativa numa sociedade.
É necessário criar atividades interessantes onde a criança possa construir e acreditar no seu potencial, sem interferir na sua criatividade e respeitando suas individualidades, instigando-a sempre mais, provocando momentos em que ela possa também participar de trabalhos coletivos na qual vai contribuindo com suas idéias e sugestões.
O planejamento escolar é uma oportunidade de desenvolver um trabalho significativo com os alunos, transformando a sala de aula em espaços de trocas e descobertas.
Tenho um planejamento que se divide em projetos da minha turma e outros elaborados em parceria com outros professores, mas posso definir planejamento como os registros diários que faço.
Acredito que todo planejamento deveria conter mais detalhes como objetivos, desenvolvimento, reflexão, etc; porém meu plano de aula se resume em tópicos que identificam as atividades e observações feitas no final de cada dia, com detalhes que aconteceram, como atividades realizadas ou não.
Dos aspectos que podem envolver um planejamento bem elaborado, considero que os objetivos são fundamentais para o desenvolvimento, assim como a reflexão de minha prática, como forma de distinguir o que vem sendo alcançado ou não.
Hoje tenho como proposta esta mudança: tornar meu planejamento mais significativo para mim e para meus alunos, basta recomeçar...

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Dulce,

Que bom que as discussões/leituras proporcionadas pela interdisciplina de Didática te fizeram repensar e redimensionar tua prática com relação ao planejamento.
Como tu mesma destacas, mais do que planejar é preciso refletir sobre esse planejamento, sobre seus resultados, dificuldades... a fim de que novas estratégias sejam buscadas/pensadas.

Continue registrando tuas descobertas, tuas aprendizagens!

Beijos, Rô Leffa