segunda-feira, 8 de junho de 2009

Como trabalhar questões étnico-raciais na escola?

É necessário trabalhar na escola abrangendo toda a comunidade escolar no que se refere à reeducação das diferenças iniciando pelos alunos até chegar aos pais que talvez são um dos principais responsáveis por haver ainda hoje tanto preconceito, seja de raça, cultura, tradição, costumes e classes sociais.
Ao elaborar uma proposta de aula sobre questões étnico-raciais, é preciso observar bem os objetivos que queremos alcançar, tendo uma proposta clara e precisa para que possam ser bem desenvolvidas. Também é necessário rever a avaliação ao longo das atividades para sanar dúvidas ou observar se realmente estamos no caminho certo.
A proposta de uma atividade que envolve a cultura indígena e afro-descendente precisa se aproximar muito da nossa realidade, pois não podemos falar destes imaginando um tempo distante, mas que se trata de dados reais, presentes no dia-a-dia de cada família ou grupo social.
A educação é responsável por transformação e não somente aceitação, então as etnias aqui abordadas precisam ser conhecidas a partir do que apresentam hoje, de como se situam em nosso meio, para que assim possam ser valorizadas e vistas como importantes no processo histórico de nosso país.

Nenhum comentário: