domingo, 17 de maio de 2009

As diferenças na escola

Na construção de um mosaico étnico-racial, sugerido pela interdisciplina de “Questões étnico-raciais na educação: Sociologia e história”, foi possível encontrar alunos, mesmo com cinco anos de idade, com preconceitos.
Acredito que estas formas de preconceito, não são “culpa” deles, mas o que se observa são adultos que ainda hoje passam de maneira errada “valores” criando formas de desvalorização do diferente.
O preconceito existe não apenas para descendentes afros, mas em várias outras situações presenciadas na sociedade e na escola. Percebo que a dificuldade de adaptação escolar é causa principal de uma sociedade que o individualismo está presente. Não são todos os alunos, mas muitos têm dificuldades de convivência por não aceitar as diferenças dos outros.
Um exemplo claro é de um aluno que não aceitava os colegas se não fossem do time dele, e por isso não conseguia um bom relacionamento na sala de aula. Após várias alternativas de diálogo, contação de histórias, estabelecendo relações de amizade, este aluno troca de time e consegue se relacionar da melhor maneira possível.
O objetivo não era a troca de time, mas a aceitação do outro como um ser diferente de si, entretanto escolheu esta opção, dizendo ser a melhor maneira de resolver tal situação.
Como professores, precisamos reavaliar nossa conduta pessoal, para que possamos auxiliar nossos alunos num processo de construção de respeito às diferenças, pois elas existem e precisam ser discutidas, com o cuidado de não apontá-las a ponto de cada vez mais separar um povo ou outro da sociedade. Falo isso porque por muitos anos só falei de índios no mês de abril, de forma que em outros meses pareciam não existir.

3 comentários:

Roberta disse...

Dulce!!

O preconceito realmente aparece já com alunos pequenos. E temos que trabalhar isso da melhor maneira possível para tentarmos mudar essa concepção nos nossos alunos. Tu conhece o livro: "Tudo bem ser diferente?" Ele traz questões importantes sobre as diferenças e pode ser trabalhado já na Educação Infantil.

Abraços
Roberta

Dulce disse...

Olá Roberta!

Não conheço este livro, mas me interesso. Tu sabes me informar o autor?

Beijos
Dulce

Roberta disse...

Dulce!!

O autor é Todd Parr. http://muitas-coisinhas-educacao.blogspot.com/2008/05/tudo-bem-ser-diferente.html Dá uma olhadinha e vê se te interessa.

Abraços
Roberta