Ciências no pré-escolar
Como disse Paulo Freire: “Não há ensino sem pesquisa, e pesquisa sem ensino”; logo pode se reconhecer a importância destas palavras na realidade educacional em que há a preocupação em instigar nos educandos o desejo de aprender.
Tenho me surpreendido muito com experiências quanto ao ensino de Ciências no pré-escolar.
Provoquei uma atividade sobre sombra, e confesso não estar tão confiante nas respostas de meus alunos, o que me surpreendeu muito.
A estratégia que utilizei não foi pesquisar em livros, em fontes didáticas, mas instigar o conhecimento das crianças, e pude perceber o quanto trazem de conhecimento consigo.
A Ciência quer exatamente isso, a provocação, a pesquisa, a construção de conhecimento e até conceitos a partir da experimentação e da vivência de cada um.
Como disse Paulo Freire: “Não há ensino sem pesquisa, e pesquisa sem ensino”; logo pode se reconhecer a importância destas palavras na realidade educacional em que há a preocupação em instigar nos educandos o desejo de aprender.
Tenho me surpreendido muito com experiências quanto ao ensino de Ciências no pré-escolar.
Provoquei uma atividade sobre sombra, e confesso não estar tão confiante nas respostas de meus alunos, o que me surpreendeu muito.
A estratégia que utilizei não foi pesquisar em livros, em fontes didáticas, mas instigar o conhecimento das crianças, e pude perceber o quanto trazem de conhecimento consigo.
A Ciência quer exatamente isso, a provocação, a pesquisa, a construção de conhecimento e até conceitos a partir da experimentação e da vivência de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário