quarta-feira, 31 de outubro de 2007


Educação e teatro

Para o teatro, os jogos desenvolvem as técnicas e habilidades pessoais, sendo que quando a pessoa está jogando ela deve receber toda a estimulação necessária.
Cabe ao professor-diretor fazer com que seus alunos recebam esta estimulação desenvolvendo suas habilidades.
O aluno deve ser bem estimulado para que tenha uma total independência entre o professor e o aluno, e o grupo devem trabalhar junto, um colaborando com o outro e se respeitando.
Quando temos conhecimento do grupo que queremos trabalhar, se torna mais fácil e prazeroso. É o que acontece em nossa sala de aula, quando conhecemos a individualidade de cada aluno, podemos estimulá-los tornando-os aptos para o teatro ou para qualquer outra atividade.
Uma idéia muito importante é que o treinamento do ator deve ser praticado no próprio local de trabalho para que as propostas sejam realizadas pelo grupo.
Uma dica simples para organização de grupos em sala de aula é organizá-los por contagem,
assim os grupos ficam diferenciados e não se corre o risco de repetição de grupos.
Nesta diversidade de grupos atingimos diferentes objetivos, que visam a socialização entre os colegas, transformando a educação em algo ainda melhor.
O teatro é parte da escola, mas nada substitui a educação em sua totalidade.
O que queremos enquanto professores é buscarmos novas formas de atrair nossos alunos, de tornar nossas aulas mais prazerosas e com muito mais aprendizagem.
Mas o objetivo é sempre o mesmo para qualquer atividade que apresentamos:
"Melhorar a educação e torná-la algo prazeroso e de muita qualidade".

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Dulce,

Gostei muito deste registro, a começar pelo título. Este me passa a idéia do teatro subsumido a algo maior, que seria a Educação. Quando se usa números a ordem dos termos não altera o "produto", porém ao usar palavras a ordem dos termos pode alterar o "sentido", dando uma nova interpretação para as mesmas palavras...Foi isto que tu quis expressar ao escrever? Assim como vocês fizeram releituras da obra de Velásques, eu fiz uma "leitura" da tua obra...me aproximei do sentido? Vou aguardar um retorno, ok? Um carinhoso abraço, Profa. Nádie