quinta-feira, 6 de maio de 2010

Projetos de Aprendizagem

Estou disposta a um novo desafio, que se resume na construção de um PA. O primeiro passo foi a motivação dos meus alunos a definição da pergunta central. No início foi muito difícil, talvez pela minha insegurança, pois foram necessários dias para que as perguntas finalmente fossem elaboradas.
Acredito que estávamos muito limitados, eu e meus alunos, a pergunta e a resposta pronta, sem muita exigência de pensamento.
O PA tem se mostrado como mais um desafio que preciso vencer com meus alunos, pois segundo Paulo Freire “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
E são nessas palavras que tenho procurado a cada dia tornar minhas aulas mais instigantes, motivando meus alunos e os desafiando a acreditarem que são capazes de descobrir coisas novas e que lhes interesse.
Assim, ao mesmo tempo em que eles aprendem eu também aprendo, e as inseguranças vão dando espaço a novas descobertas.

Um comentário:

Roberta disse...

Dulce!!

Realizar um PA realmente é um desafio por parte rumo ao novo e ao desconhecido. Não sabemos onde ele pode chegar e isso gera uma insegurança. Mas com o tempo vamos nos adaptando a essa nova maneira de trabalhar.

Abraços
Roberta