Procurando materiais...
Dando continuidade ao meu TCC, nesta semana fiz a leitura do livro “Aprendizes do Futuro” de Léa Fagundes, construindo uma resenha e um mapa conceitual. Este por sua vez, me permitiu visualizar muito de minha prática realizada durante o estágio, esta que venho descrever em meu TCC.
Ao mesmo tempo, por meio do esboço contido no mapa foi possível também observar que preciso ler mais e definir melhor outros conceitos destacados.
Como forma de qualificar minhas leituras estive percorrendo as interdisciplinas dos Eixos 1, 2 e 3 mas nada encontrei, ao menos que estivesse relacionado ao que procuro. Assim, preocupada com o tempo que corre e as produções que ainda são poucas, busquei auxílio com colegas e tutores e hoje tenho minhas leituras definidas.
Sei que muito do que foi estudado e produzido durante a caminhada no Pead é de extrema importância para que chegássemos até aqui, e muito do que posso fazer hoje é fruto deste processo.
Cito aqui a interdisciplina “Educação e tecnologias da comunicação e informação” do Eixo 1, esta que me possibilitou a base para hoje procurar livros e artigos que possam formar meu TCC, fazendo uso da rede de Internet. Retomando algumas atividades que realizamos pude perceber que as bases aprendidas foram fundamentais para que minha prática de estágio baseada na metodologia de PAs fosse desenvolvida com o auxílio destas ferramentas, mesmo que os recursos fossem precários.
Construímos blog na parede, trocamos carta como se fosse e-mail, construímos Diário de Bordo, todos seguindo bases tecnológicas, mas construídos manualmente. E são estes exemplos que fizeram muita diferença e que estarão presentes nas palavras redigidas para o meu TCC.
Dando continuidade ao meu TCC, nesta semana fiz a leitura do livro “Aprendizes do Futuro” de Léa Fagundes, construindo uma resenha e um mapa conceitual. Este por sua vez, me permitiu visualizar muito de minha prática realizada durante o estágio, esta que venho descrever em meu TCC.
Ao mesmo tempo, por meio do esboço contido no mapa foi possível também observar que preciso ler mais e definir melhor outros conceitos destacados.
Como forma de qualificar minhas leituras estive percorrendo as interdisciplinas dos Eixos 1, 2 e 3 mas nada encontrei, ao menos que estivesse relacionado ao que procuro. Assim, preocupada com o tempo que corre e as produções que ainda são poucas, busquei auxílio com colegas e tutores e hoje tenho minhas leituras definidas.
Sei que muito do que foi estudado e produzido durante a caminhada no Pead é de extrema importância para que chegássemos até aqui, e muito do que posso fazer hoje é fruto deste processo.
Cito aqui a interdisciplina “Educação e tecnologias da comunicação e informação” do Eixo 1, esta que me possibilitou a base para hoje procurar livros e artigos que possam formar meu TCC, fazendo uso da rede de Internet. Retomando algumas atividades que realizamos pude perceber que as bases aprendidas foram fundamentais para que minha prática de estágio baseada na metodologia de PAs fosse desenvolvida com o auxílio destas ferramentas, mesmo que os recursos fossem precários.
Construímos blog na parede, trocamos carta como se fosse e-mail, construímos Diário de Bordo, todos seguindo bases tecnológicas, mas construídos manualmente. E são estes exemplos que fizeram muita diferença e que estarão presentes nas palavras redigidas para o meu TCC.
Um comentário:
Oi Dulce,
Achei muito interessante o modo como, na prática, superaste a falta de recursos tecnológicos. Conseguiste, com criatividade e ousadia, utilizar as ferramentas que tinhas disponível mantendo as bases metodológicas e, principalmente, epistemológicas que caracterizam o PA. Parabéns!
Isso mostra que a interdisciplina de Educação e Tecnologias te ensinou muito mais que apenas buscar informações na internet.
Beijos, Rô Leffa.
Postar um comentário